Video Saber Comer - Escola Ativa


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ditongo, divisão silábica e translíneação...

Com os novos programas de Língua Portuguesa, a serem postos em prática, nas salas de aula, surgem-nos algumas dúvidas sobre, divisão silábica... ditongos...
Por exemplo: muito tem um ditongo oral ou nasal?
Qual a divisão silábica de lua e de água?
Para responder a estas e a outras dúvidas recorri ao site Ciberdúvidas, cujos esclarecimentos considero bastante válidos. Fica aqui o link para consultarem as respostas a estas dúvidas e outras dúvidas.
http://www.ciberduvidas.com

Transcrição do mesmo site:
"A respeito de lua, trata-se de um dissílabo cujo acento tónico recai na primeira sílaba, lu-. Este é um caso de hiato.
Diferente é o caso de água, quando e guarda, porque, tradicionalmente, se considera que u, depois de q ou g e seguido de vogal, se torna semivogal, formando ditongo.
No contexto da divisão silábica, se houver hiato, separam-se a vogais, porque são núcleos de sílabas diferentes, como é o caso em lua: lu.a. Nos outros casos, verificam-se ditongos, logo, não há lugar à separação de vogais e o ditongo indica apenas uma sílaba: á.gua, quan.do, guar.da. Finalmente, a respeito de habitual, há duas possibilidades: hiato em pronunciação pausada (ha.bi.tu.al) ou ditongo em pronunciação rápida (ha.bi.tual).
Atenção, que na translineação destas palavras não se devem deixar letras sozinhas, pelo que as sílabas de lua e água não se separam. Nas outras palavras, é possível a translineação:
quan-
do


guar-
da-chuva


habi-

tual

Sobre temia, o acento tónico recai na sílaba mi, pelo que a letra indica uma vogal e não uma semivogal; portanto, a sequência ia constitui um hiato.

Carlos Rocha:: 29/11/2011 "

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito obrigado. Fiquei mais esclarecido.