Video Saber Comer - Escola Ativa


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O grou é uma espécie invernante, que pode ser observada principalmente entre Novembro e Fevereiro. Percorre grandes distâncias, no inverno instala-se na África e no sul da Europa. Os bandos em migração voam numa formação em V.
O grou europeu comum é uma ave de pernas e pescoço longos que atinge 1 m de altura. Tem plumagem cinza em quase todo o corpo, e branca em parte do pescoço e da cabeça, além de penas pretas na cauda. Os adultos têm uma espécie de "coroa" vermelha na cabeça.
Como são aves de grande porte, precisam de espaços abertos para poderem levantar voo em segurança. Emitem um som como o de uma corneta, como alarme e em vôo. Durante a corte exibem uma espécie de dança, mantendo as asas erguidas. Alimentam-se de insetos, sementes, bolotas, ervas, lagartos e anfíbios .


É nas planícies do interior alentejano que existem as melhores hipóteses de observar os bandos de grous. Na estrada entre Sobral e Moura é possível vislumbrar estas lindas aves, da família Gruidae, cujo habitat é o norte da Europa e a porção ocidental da Ásia.
Existem também nas planícies de Castro Verde, nas zonas de Moura, Barrancos, Mourão...




Grus grus (Lineu 1758)

Sem comentários: