Quando introduzimos a multiplicação e as tabuadas realizamos tarefas: construir colares, com diferentes contas, e com uma determinada sequência.Formamos grupos de trabalho e cada grupo teve de montar um colar. Com o colar fizemos expressões numéricas e aplicamos a multiplicação e a adição de parcelas iguais.
No fim, no quadro interativo ou no quadro preto, apresentamos o trabalho à turma e explicamos estratégias diferentes para resolver a tarefa.
TRABALHOS DE GRUPO CONCLUIDOS
COLARES CONSTRUÍDOS
(5X2)+ (4X4)= 10+16=26
(4x4) + (2X2)= 16 + 4 =20
(6X2) + (6X3) =12+18=30
(3X5)+(3X2) =15+6=21
2+ (5X3) + (2X5) =15+10=25
Tarefa: Cada grupo terá de construir um colar de contas com as diferentes cores. Agrupa-as segundo o critério da cor.
Quantas contas terá cada colar?
Utiliza as estratégias que achares conveniente: desenhos, expressões numéricas...
Sem comentários:
Enviar um comentário