Video Saber Comer - Escola Ativa


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Merendas Saudáveis

Registámos alguns lanches saudáveis

Dia Mundial da Alimentação


A escola ofereceu a cada aluno e professor, um guardanapo de algodão. Este foi pintado com carimbos, nas aulas de expressão artística, com a professora Fernanda Almeida.
A confeção do mesmo só foi possível graças à colaboração de professores, alunos, técnicas operacionais, encarregados de educação, mães e avós. Um agradecimento a todos os intervenientes.

 A turma do 3º D a tirar a foto como guardanapo que, vai servir para embrulhar a sandes.
Aprendemos algumas sugestões de lanches saudáveis e registámos nesta maçã.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto "Sim ao Algodão Plástico e Prata Não"

Hoje, dia 16 de outubro de 2012, a escola do Sete e Meio comemorou o "Dia Mundial da Alimentação" em parceria com o projeto "EDUNUTRI" cujos parceiros são: a Câmara M.M., a ADCMoura e o Agrupamento de Moura. Realizaram-se as seguintes atividades:
- Ensaio da canção "Os frutos" nas salas em articulação: o 1º e o 3º anos, o 2º e 4º anos;
- Preparação do lanche saudável pelas auxiliares, na cozinha;
- Assembleia de escola com todas as turmas no ginásio, da EB1 do Sete e Meio, com um debate participado pelos alunos, com o registo de lanches saudáveis e não saudáveis;
- Oferta, a cada aluno e professor(a), de um guardanapo de algodão em substituição dos sacos de plástico, do alumínio e dos guardanapos de papel, pela escola.
 Fica este filme com um resumo das atividades.
Ao longo da semana serão construídos nas diferentes salas: Textos, opiniões, tarefas de Matemática com: tabelas, diagramas, gráficos, cálculos...

Canção "Os Frutos"

Ensinámos a canção aos colegas, antes da assembleia começar.
O 3º ano ensaiou com os colegas de 1º ano; o 4º ano ensinou o 2º ano.


 



Roda dos alimentos

Com a professora Fernanda Almeida construímos a Roda dos Alimentos que, serve para nos indicar a quantidade de alimentos que devemos comer de cada setor. Também aprendems que juntamente com a água devemos colocar a atividade física.



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

"O OUTONO"



Os alunos do 3º e 4º anos decalcarm a textura de um folha de árvore, para papel, recortaram-na e colaram-na.
Com a ajuda da professora, de Expressão Artística, Fernanda Almeida construiram um árvore com as cores do outono.

Associação de Pais do Sete e Meio 2012/2013

A associação de Pais/Encarregados de Educação da EB1 do Sete e Meio, à semelhança de anos anteriores, continua a desenvolver projetos em parceria com os professores, alunos, pais e comunidade em geral, do Bairro do Sete e Meio. Este ano começou com uma reunião entre associação e escola, nos primeiros dias de setembro. Nesta reunião os professores deram a conhecer o projeto "Espaço Lúdico" que, de imediato, teve a aprovação dos membros presentes da associação.
A partir deste dia os pais dos nossos alunos têm-se disponibilizado e já começaram a embelezar o espaço com pinturas de paredes e de armários das salas.
É de salientar que a Associação teve a colaboração exemplar das novas auxiliares, sem esquecer a D. Hélia que bastante trabalhou e teve um papel fundamental na transmissão de informações às novas colegas. Estas discentes puseram mãos à obra e ajudaram no embelezamento deste espaço. Do velho fizeram novo tornando a escola num espaço mais agradável, para todos os que aqui passam os dias.
Este projeto continuará com a confeção de cortinados pelas avós e mães de alunos disponíveis em colaborar com a associação. Esta pretende ainda continuar a enriquecer este espaço com jogos, livros, brinquedos, computadores contando com a ajuda das autarquias e dos pais dos alunos.


.
Obrigada à Associação, às auxiliares, aos pais e a todos os que continuam a colaborar nestes projetos com a escola.
Ficam algumas fotos que mostram já o resultado do trabalho desenvolvido.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Parabéns!

Estão de parabéns os alunos: Ana Ramalho, Matilde Mestre, Leonor Mouco, Leonor Mendes, Íris, Miguel Pinto, que fizeram anos em setembro.
Muita saúde!...












BRIGADAS VERDES

À semelhança de anos anteriores, a EB1 do Sete e Meio, reiniciou  hoje, dia 3 de outubro de 2012, o Projeto  "Brigadas Verdes":
Um aluno de cada sala, com a orientação das auxiliares,  saíu para o espaço do recreio a informar os colegas dos cuidados para manter a escola limpa, principalmente os colegas do 1º ano.
No final, munidos de pinças e sacos, recolheram o lixo do chão que, algum aluno mais descuidado lançou no chão.





Preparação do Dia Mundial da Alimentação 2012

Na passada segunda-feira, dia 1 de outubro de 2012, a EB1 do Sete e Meio iniciou um novo  projeto "SIM ao Algodão, Prata NÃO!" que tem como principais objetivos: utilizar guardanapos de pano para trazer o lanche para a escola e considerar a fruta como um alimento primordial de um lanche saudável.
Vantagens: evita o uso de prata, plástico e papel, para enrolar as sandes e diminui o abate de árvores para o fabrico de guardanapos de papel. Um guardanapo de pano dura cinco dias, pelo menos e, substitui o equivalente a 5 guardanapos de papel.
A Professora Fernanda Almeida que, leciona a Expressão Artística iniciou a atividade, com o decalque de frutos no guardanapo de algodão, nos 3º e 4º anos. Para a próxima aula, cada aluno irá pintar o seu fruto.